11 de fevereiro de 2013

Computação - Linguagem Pascal Aula 2

Computação - Linguagem Pascal

Estrutura de seleção ou Comando de decisão

Para criar um mecanismo que permita seguir por caminhos diferentes dentro de um algoritmo, usamos os comando de decisão ou estrutura de seleção, as decisões podem ser tomadas pelo usuário ou serem pré-definidas pelo pelo programador de acordo com alguns parâmetros.

Os comandos que utilizamos para este tipo de situação são:

'Se...Então...Senão' = If...Then...Else.

Exemplo: 
Se a cerveja acabar, então eu devo comprar mais cerveja, senão, eu não preciso comprar mais cerveja.

If a cerveja acabar, Then eu devo comprar mais cerveja, Else, eu não preciso comprar mais cerveja.

Exemplo da estrutura do algoritmo;

'Caso' = Case.


Exemplo:
Caso eu tomar refrigerante eu posso dirigir, caso eu tomar cerveja eu não posso dirigir.

Case eu tomar refrigerante eu posso dirigir, Case eu tomar cerveja eu não posso dirigir.

Observação:
O comando Case só compara a igualdade das constates, não é possível fazer um teste com <=.
Só é possível fazer comparação com constantes e não com variáveis.
A constante a ser comparada deve ser char, integer ou boolean.

Exemplo da estrutura do algoritmo:

Exemplo de Algoritmo Pascal


Linguagem Pascal



Estrutura de Repetição (Loop ou laço)


Quando queremos repetir um determinado comando utilizamos as estruturas de repetição, essas estruturas são muito úteis quando precisamos fazer a mesma tarefa várias vezes sem a necessidade de executar novamente o algoritmo.

As repetições podem ser definidas pela necessidade do usuário ou pré-definidas pelo programador.


Comando 'FOR'


Utilizamos o comando FOR quando queremos realizar uma tarefa uma quantidade determinada de vezes sem interrupção (Loop automático). Não é possível interromper a repetição até o programa realizar toda a tarefa.
Devemos utilizar um contador de repetição que neste caso é atualizado automaticamente, e declarar o nome do contador dentro do comando FOR no início do algoritmo e deve ser do tipo Integer.

Exemplo de um algoritmo usando o comando FOR.

Algoritmo Pascal

Ao Executar (F9) o programa o resultado é este.

Comando for pascal


Comando 'Repeat'


O comando REPEAT pode ter o número de vezes que realiza a repetição controlada pelo programador ou usuário, pois sempre que termina uma repetição ela verifica a condição de encerramento da tarefa (Pós-Teste). 

 Exemplo de um algoritmo usando o comando REPEAT.

Comando repeat em pascal


Ao Executar (F9) o programa o resultado é este.

Comando repeat


Comando 'While'


O WHILE é um comando semelhante ao REPEAT, a principal diferença é que o primeiro verifica a condição de execução da tarefa na entrada do loop, enquanto o segundo faz esta verificação na saída (Pré-Teste).

Exemplo de um algoritmo usando o comando WHILE.

Comando while em pascal


Ao Executar (F9) o programa o resultado é este.

Pascal comando while



Criando um menu com o comando CASE

Agora aprenderemos a criar um sistema de menu, onde oferecemos uma maior interatividade entre o programa e o usuário, dando opções de escolha para seguir por caminhos diferentes dentro do algoritmo.

Exemplo básico:


Baseado neste exemplo acima vamos elaborar um algoritmo mais complexo usando o comando CASE, vamos usar junto outros comandos que aprendemos anteriormente.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dica, crítica, dúvida ou sugestão.