10 de fevereiro de 2013

Computação - Linguagem Pascal Aula 1

Computação é uma das matérias do curso de Engenharia Mecânica e com certeza você aprenderá sobre a linguagem Pascal, que é bem simples e fácil de aprender e serve como base de aprendizado para outras linguagens de programação mais complexas.

Nesta postagem vou ajudar vocês aprenderem a desenvolver algoritmos utilizados para solução de vários tipos de problemas matemáticos ou de lógica. É bom esclarecer que o computador não faz nenhum tipo de conta sozinho, ele segue os caminhos que o programador informa a ele, assim o algoritmo não pode conter erros, caso contrário não será possível chegar ao resultado desejado.

Existem vários compiladores disponíveis gratuitamente, basta procurar na internet, aqui utilizarei o Pascal Zim por ser bem simples, fácil de usar e com um layout organizado e limpo.

Aqui tem o link para baixar o compilador direto do site Baixaki.com.

Abaixo está uma imagem do layout do do Pascalzim e seus principais atalhos.

Atalhos Palcalzin




A melhor maneira de organizar a elaboração de um algoritmo é:
1º - Defina o problema a ser resolvido;
2º - Estude qual é a melhor maneira de se resolver o problema, quais são as variáveis e comandos que melhor se encaixam no algoritmo;
3º - Faça um esboço do algoritmo em rascunho;
4º - Quanto mais simples o algoritmo melhor, pois quanto mais linha ele tiver, mais pesado será a leitura pelo computador;
5º - Deixe comentários ao longo do algoritmo para se orientar e os demais programadores, pois com o passar do tempo você pode esquecer a organização do que escreveu e ajudar outras pessoas que usarão o algoritmo.

Estrutura do Algoritmo

O algoritmo tem basicamente a estrutura seguinte:

Algoritmo

<Nome do algoritmo>
<Definições e variáveis>
Início 
<Comando>
Fim

Veja um exemplo simples de como ficaria na linguagem Pascal.

Program <Nome do Programa>;
var <Variáveis> : <Tipo de variável>;
Begin
   <Comandos>;
End.

Algoritmo Pascal


Variáveis

A variável é um posição de memória que é representada por um nome qualquer atribuído pelo programador, a qual contém uma informação, por exemplo, um número, uma letra ou um valor lógico.

Na formação das variáveis escolha um nome que tenha um significado real para o que ela representa. Ex: Na variável que armazena a quantidade de aluno utilize 'alunos', 'n_alunos', 'quant_alunos'.

Sempre que forma criar um nome composto para a variável utilize o caractere '_' para separar e não use acentos ou ç. Ex: 'novo_salario'.

No momento que criamos as variáveis devemos informar qual o tipo de variável é aquela, abaixo está listado os principais tipos de variáveis que vamos utilizar em Pascal. Existem outros tipos de variáveis que vamos aprender suas características em outra aula.


Variáveis Pascal



Comando de atribuição das variáveis

Program Atribuicao;
var variavel_1 : real;
var variavel_2 : integer;
Begin
<Comandos>
End.

Variável Char e String

Quando utilizamos uma variável do tipo Char ou String devemos colocar o valor atribuído a esta variável entre aspas.

Exemplo: 

Program Atribuicao;
var variavel_1 : char;
var variavel_2 : string;
Begin
variavel_1:= 'V';
variavel_2:= 'Valor';
End.

Caso seja necessário utilizar/armazenar um dos caracteres de uma variável do tipo String em uma outra variável, podemos fazer esse armazenamento pelo uso de colchete []. Dentro do colchete informaremos o número do caractere.

Exemplo: 

Program Atribuicao;
var letra : char;
var aluno : string;
Begin
aluno:= 'Victor';
letra:= aluno[3];
End.

Neste caso nós conseguimos armazenar a letra 'c' da variável aluno, dentro a variável letra. Então letra:=c.

Operadores Matemáticos

Operadores matemáticos pascal


Comandos de entrada e saída de dados

Os comando de entrada e saída de dados serve passarmos as informações necessárias ao computador através dos dispositivos de entrada de dados, no caso do Pascal utilizaremos apenas o teclado e receber as informação do computador através do monitor.

O comando que recebe e armazena as informação inseridas pelo usuário é: Read ou Readln;
E o comando que exibe as informações através do monitor é o: Write ou Writeln;

Os comandos Read e Write, após serem utilizados o curso continua na mesma linha, caso deseja que o curso pule uma linha após este comando, utilizando os comandos Readln e Writeln.

Exemplo:

writeln('Digite seu CPF sem os dígitos: ');
 readln(cpf);

Este exemplo quando for executado o programa irá aparecer isso:

Digite seu CPF sem os dígitos:

Ao informar número do CPF e apertar ENTER, o número informado será armazenado na variável (cpf).

Todo conteúdo que deverá aparecer na tela do computador deverá estar dentro de aspas ' '. Para facilitar a visualização, o Pascalzim tem cores diferentes para os comandos, para o conteúdo que irá aparecer no monitor e os sinais de pontuação.





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